Grazi Ribeiro Psicóloga

A autoestima do seu filho

A autoestima do seu filho

Os pais são peças fundamentais na construção da autoestima infantil. A autoestima é a base para criar habilidades em nossos filhos para enfrentar a vida.

Segundo a terapeuta familiar Jane Nelsen, autoestima significa ter um sentido de pertencimento e acreditar que somos capazes.

“O seu objetivo como pai é desenvolver no seu filho o orgulho e o respeito por si mesmo, assim como a fé e a capacidade de enfrentar os desafios da vida.”

1. Demonstre respeito pelo esforço das crianças

Para uma criança, a sensação de concluir uma tarefa difícil tem grande valor.  Se ele conseguiu amarrar o tênis sozinho, você pode dizer que essa tarefa exige grande habilidade.

2. Crie situações em que as crianças possam fazer escolhas

Você pode perguntar se seu filho quer ir com a blusa azul ou verde na hora de se vestir ou qual  desenho ele gostaria de assistir. Essas pequenas escolhas, desde que supervisionadas pelos pais, ajudam a desenvolver a autoconfiança e a independência.

3. Ouça o que seu filho tem a dizer

Antes de censurar ou desestimular, é bom abrir espaço para ouvir o que eles têm a dizer. Essa atitude também passa confiança.

4. Não desestimule quando a criança tentar fazer novas atividades

Às vezes, com a intenção de proteger ou preparar as crianças, acabamos desestimulando. Se seu filho quer, por exemplo, começar aulas de futebol, não diga algo como “não se anime tanto, tem muita gente talentosa. Em vez disso, você pode dizer “Você quer entrar para a aula de futebol, isso vai ser uma experiência e tanto!”.

5. Faça elogios que reconheçam o empenho e evite comparações

“Existem várias formas de elogio, mas o que realmente nos faz bem é aquele que reconhece nossas habilidades e esforços. Evite comparações, pois trazem a sensação de que se o outro for  bom eu não posso ser.

Toda criança precisa sentir-se  amada e valorizada. Quanto mais amada a criança se sente, mais satisfatório será o seu desempenho, pois ela gostará de si mesma

Postagens recentes

Crianças e tecnologia

As brincadeiras tradicionais com pega-pega, esconde-esconde, jogar bola, amarelinha, andar de bicicleta, etc., estão cada vez mais raras para as crianças nos dias de hoje.

LEIA MAIS
×