Grazi Ribeiro Psicóloga

Como desenvolver a inteligência emocional

Como desenvolver a inteligência emocional

Hoje em dia sabemos que, desde pequenas, as crianças são capazes de sentir todas as emoções de um adulto, só que ainda não sabem como percebê-las, rotulá-las, compreendê-las, nem regulá-las. Tudo isto precisa de ser aprendido. As crianças precisam de modelos, exemplos e de intervenções pedagógicas para aprenderem a lidar com suas próprias emoções. Isto deve ser feito não só em casa, como também na escola. Existem estudos que nos dizem que desde os dois anos e meio já é possível educar as emoções, e o mais importante é que isso tem influência durante toda a vida. 

As famosas birras são muito recorrentes por volta dos dois anos de idade. Mas quando as crianças maiores continuam fazendo birras, isso pode indicar um problema em controlar suas emoções.

Para desenvolver a inteligência, primeiramente devemos identificar as nossas próprias emoções e, também temos que aprender a identificar as emoções que os outros estão experimentando. Além disso, é preciso aprender a controlar as emoções e para isso devemos encontrar o equilíbrio necessário. Saber o que está acontecendo comigo, o que estou pensando e que está fazendo com que me sinta dessa maneira para aprender a me controlar.

Quando as crianças não desenvolvem na infância estas habilidades e competências socioemocionais, podem tornar-se adultos insensíveis e indiferentes à dor e ao sofrimento alheios, inclusive quando estes são causados por si mesmo.

Por isso, é importante se preocupar com a Educação Emocional desde cedo. Dessa forma, trabalhar o respeito ao próximo, a empatia e capacidade de criar relações saudáveis.

Postagens recentes

Crianças e tecnologia

As brincadeiras tradicionais com pega-pega, esconde-esconde, jogar bola, amarelinha, andar de bicicleta, etc., estão cada vez mais raras para as crianças nos dias de hoje.

LEIA MAIS
×