Grazi Ribeiro Psicóloga

A importância do ócio na infância

A importância do ócio na infância

A agenda dos filhos está tão lotada de compromissos quanto à dos pais. “Como hoje em dia a maioria dos pais trabalha fora, a criança acaba ficando na escola o dia todo, com atividades extras para preencher os horários. Claramente, as crianças hoje têm muito menos tempo que as de outras gerações, que podiam chegar da escola e tinham tempo livre para brincar, dormir ou fazer o que quisessem”.

Os pais se preocupam demais em preparar seus filhos para o mercado de trabalho e para o futuro e, desde cedo, lotam a agenda deles com muitas atividades que, em excesso, podem provocar cansaço, irritação, estresse e até levar à depressão. Dessa forma, as crianças não têm tempo disponível para poderem escolher a atividade que elas realmente gostariam de fazer.

Quando pensamos na saúde dos nossos filhos, nem sempre nos atentamos que isso também significa saúde mental. Uma criança atarefada demais fica cansada em excesso, sendo incapaz de ter energia para brincar ou aprender coisas novas. E existem ainda outros males. “A criança com excesso de atividades pode se tornar estressada e hiperativa, tendo dificuldade para dormir, desenvolvendo ansiedade e até mesmo depressão.”

O tempo das crianças é diferente do tempo dos adultos. Nós somos regidos pelo relógio; eles são regidos pelas sensações, estímulos e descobertas.

Elas precisam de tempo para descobrir, inventar, compreender do seu jeito, experimentar.

Dar tempo às crianças é um presente.

Postagens recentes

Crianças e tecnologia

As brincadeiras tradicionais com pega-pega, esconde-esconde, jogar bola, amarelinha, andar de bicicleta, etc., estão cada vez mais raras para as crianças nos dias de hoje.

LEIA MAIS
×