Orientação de Pais

Geralmente, ao procurar a ajuda de uma psicóloga infantil, é bem comum que os pais se sintam ansiosos para saber qual o prognóstico, o que os filhos têm, porque eles apresentam esses sintomas e o que fazer para lidar com aquele problema. Para isso, é feito o atendimento com a criança aliado ao chamado Orientação de Pais. 

Nele, os pais são o foco do tratamento e tem como objetivo remediar algum problema comportamental da criança, como agressividade, birras, falta de limites, e entre outros. A Orientação aos Pais serve, ainda, como um suporte para orientá-los sobre como lidar com transtornos como o TOC, ansiedade, depressão, etc. Em problemas específicos, como os transtornos, é feita a educação dos pais a respeito do que é esse transtorno, bem como são ensinadas habilidades específicas de como lidar com cada situação. Por exemplo, o que pode atenuar o problema, como enfrentar algumas situações, etc. promovendo, acima de tudo, a saúde mental de nossos pequenos. 

Estimular a proximidade e vínculo dos pais com os filhos, entender as necessidades emocionais das crianças, incentivar a autonomia dos pequenos, ensinar como identificar o que ela sente e a se expressar, e a importância da brincadeira, são alguns dos pontos abordados durante a orientação dos pais. 

Como saber se preciso de orientação de pais? 

A participação dos pais nesse processo é de fundamental importância e o progresso depende muito do envolvimento ativo da família no tratamento da criança. Para isso, a orientação capacita os pais para lidarem com questões frequentemente presentes na interação pais-filhos, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da família, sendo ideal para todos os pais que desejam o bem-estar de seus filhos durante o tratamento psicológico.