Psicoterapia para Adolescentes
Em uma fase de transição e várias descobertas, os adolescentes precisam de uma ajuda para estabilizar o turbilhão emocional que sentem.
No período em que estão abandonando a infância rumo a um caminho de responsabilidades, precisarão aprender a lidar com a realidade. Essa fase de transição da infância para uma vida mais adulta, é mais complexa e angustiante do que parece, pois mudanças físicas acontecem, mas não da mesma forma que as mudanças da mente. O adolescente, precisa lidar com todas essas alterações, além de ser um momento que deseja se auto afirmar como indivíduo e sente a necessidade de se afastar da família. É chegada a fase de busca por novos amigos, novos grupos, novas bandas, novos amores… Passa a querer estar perto de pessoas que sintam uma identificação e acredita que o compreendem.
O jovem quer saber quem é, e muitas vezes pode enfrentar um conflito interno para descobrir quem é de verdade.
Dessa forma, a psicoterapia tem um papel fundamental em meio à essa turbulência. Em uma fase na qual os pais, por muitas vezes, não conseguem compreender os filhos e apoiá-los, um profissional pode auxiliar neste processo de estabilização na adolescência.
Através da psicoterapia, o adolescente conseguirá, de fato, organizar suas emoções, enxergar com clareza os medos que o afligem e encontrar um caminho em meio às suas
inseguranças. O processo psicoterapêutico permitirá que o adolescente compreenda a complexidade do mundo e como os seus conflitos internos podem fazer parte de um processo de preparação para a vida adulta.