Psicoterapia Infantil
A psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção com a saúde mental da criança. É um espaço potencial para acolhimento das angústias, medos, inseguranças e um momento de intervenções com os pais.
Como saber se meu filho ou filha precisa da Psicoterapia Infantil?
Manter proximidade e o diálogo com nossos filhos tem sido cada vez mais importante para a formação de cada um. No entanto, ocorrem casos em que podemos observar que algumas dificuldades não são resolvidas ou compreendidas e acabam prejudicando a criança a se relacionar, a aprender ou até mesmo a se focar.
Características como irritabilidade, agressividade, choro excessivo, isolamento, medo de ficar sozinho(a), dificuldades na escola, timidez excessiva e entre outros, podem ser tidos como sinais de que seu filho ou filha precisa contar com o suporte de uma psicóloga especializada.
E como funciona o tratamento?
Inicialmente, a profissional busca conversar com os pais ou com os responsáveis pela criança para conhecer a dinâmica familiar e compreender a história dos pequenos. Com essas informações, a psicóloga infantil consegue determinar quais os métodos mais adequados para cada paciente.
As sessões seguintes são feitas com a criança, a partir de uma abordagem mais lúdica. Essa abordagem permite uma comunicação mais eficaz, visto que geralmente as crianças não conversam muito. A partir de brincadeiras simbólicas, a terapeuta é capaz de se aproximar do paciente e a ensiná-lo a enfrentar situações, se expressar e a ter uma vida emocional mais equilibrada.
Vale ressaltar que desde o começo é extremamente importante contar com a participação dos pais, pois dessa forma pode-se avaliar a evolução da criança. Além disso, deve-se saber que contar com a Psicoterapia Infantil não significa que os pais não estejam exercendo suas funções com eficácia, apenas que eles podem contar com uma companheira a mais na busca pelo bem-estar de seus pequenos.
Para saber mais sobre essa abordagem, entre em contato com a nossa equipe e venha conhecer o nosso espaço!