Grazi Ribeiro Psicóloga

Crianças e tecnologia

Crianças e tecnologia

As brincadeiras tradicionais com pega-pega, esconde-esconde, jogar bola, amarelinha, andar de bicicleta, etc., estão cada vez mais raras para as crianças nos dias de hoje. Estamos na era digital, e a tecnologia passou a ser um dos passatempos preferidos das crianças. Então percebemos que esses dispositivos eletrônicos influenciam diretamente na maturação cognitiva, afetiva e social das crianças. Vale ressaltar que o uso direcionado e supervisionado, pode sim ser benéfico. Já o uso intenso e sem propósitos pode se tornar prejudicial ao desenvolvimento infantil.

A utilização da tecnologia na infância cada vez mais precoce provoca questionamentos polêmicos quanto ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança, uma vez que substituem amigos e jogos reais pelos virtuais, o que impedem muitas vezes de expressarem seus sentimentos, aflições e desejos por meio do mundo real, isolando-se em seus quartos, satisfazendo-se com a vida virtual.

Esse uso indiscriminado sem dúvida desconstrói o vínculo afetivo entre os membros da família, e geram dificuldades no âmbito escolar, por falta de equilíbrio entre a sua cognição e seu afeto, comprometendo o desempenho escolar dos alunos.

Postagens recentes

×