O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um problema que preocupa pais, educadores e profissionais de saúde. Esse transtorno é neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida e se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Para efeito de diagnóstico, deve se observar os sintomas que se manifestam ainda na infância, antes dos sete anos e em pelo menos dois ambientes diferentes (casa, escola, lazer, trabalhos), durante, no mínimo, seis meses. Normalmente o problema fica claro nos primeiros anos de escola, apesar de estar presente desde o nascimento. Só uma equipe médica é capaz de fazer o diagnóstico exato.
As intervenções voltadas para o tratamento do TDAH consistem tanto em terapias comportamentais ou uso de medicamentos; a combinação destes dois também pode ser considerada, a depender da situação do paciente. Brincadeiras simples permitem que a criança ingresse em um mundo que a divirta e ao mesmo tempo trabalhe com suas principais dificuldades como atenção, memória, motivação, concentração. Vejamos algumas sugestões de brincadeiras: adivinhação, morto vivo, jogo da memória, montar quebra-cabeça, pintura, slime, livros para colorir, prática de esporte, montar blocos.